domingo, 26 de agosto de 2018

Turma CAP Marinha: Preparatório CAP Marinha com aulas aos sábados ao longo do ano de 2021.



Qual a missão do Corpo Auxiliar de Praças (CAP) ?

São tarefas do CAP da Marinha, executar no nível técnico, a gestão administrativa, operativa e de saúde da Marinha, além da manutenção de seus navios de guerra, de pesquisa e de apoio. 


Em que áreas atuam os militares pertencentes ao CAP Marinha ?

 Os militares do Corpo Auxiliar de Praças trabalham em cargos relacionados às áreas de administração, informática, saúde, manutenção e reparo, exercendo, normalmente, atividades nas organizações militares em terra, ou ainda, embarcando em navios de acordo com a necessidade do serviço. Ingressam na Marinha com ensino técnico de nível médio completo, obtido no meio civil, e realizam curso de formação militar naval que os capacita a exercer suas atividades profissionais inicialmente como cabos. Ao longo da carreira podem realizar cursos de especialização e de qualificação técnica para alcançar as demais graduações da carreira militar.

O candidato ao CAP deve ter quais condições e competências ?

O  CAP (Corpo Auxiliar de Praças da Marinha), exige que o candidato seja brasileiro nato, tenha 18 anos completos e menos de 24 anos de idade até a data especificada no edital. Além do diploma de curso técnico, é necessário estar registrado no órgão fiscalizador da profissão e ser aprovado no concurso.


Quais as especialidades oferecidas pelo CAP Marinha ?



Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia, Motores, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Química, Radiologia Médica, Secretariado e Telecomunicações. As vagas variam a cada edital.

Vantagens e benefícios da carreira militar :
• Crescimento profissional permanente; • Bom ambiente de trabalho; • Plano de carreira, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais; • Estabilidade após dez anos de serviço; • Ingresso sem exigência de experiência anterior; 
IMPORTANTE :
O jovem ao ingressar no CAP estará optando por abraçar a carreira militar como Praça da Marinha e não por exercer apenas a sua profissão técnica. Serão abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes daquelas permitidas por sua formação original. Por isso, se você deseja ultrapassar os limites de sua formação técnica, ampliando seus horizontes e seguindo uma carreira cheia de possibilidades e emoções, plena de realização profissional, numa das mais antigas e conceituadas instituições do país, inscreva-se já! A carreira militar é muito mais do que uma simples profissão, é uma experiência de vida! Não perca tempo! Junte-se a nós! Venha para a Marinha do Brasil. Durante sua carreira, os militares que ingressam no Corpo Auxiliar de Praças têm a oportunidade de participar de diversas missões e viagens a serviço, conhecendo muitas vezes lugares do Brasil e do exterior. Irão aprender a importância dos laços de amizade do homem do mar, o que o diferencia de todos os outros profissionais, tornando esta profissão única e apaixonante. Realizarão cursos de carreira e terão a oportunidade de: – realizar cursos extraordinários em instituições civis e militares no Brasil; – trabalhar no exterior e desempenhar outras atividades de interesse da Marinha e do país.
Após a formação inicial na Marinha, o militar do CAP permanece como Cabo por até 6 (seis) anos, podendo prestar, partir do segundo ano de Cabo, o exame para o Curso de Habilitação a Sargento, realizando o curso ao final do sexto ano de Cabo. Após o curso, são promovidos à 3º Sargento, com salário de cerca de R$ 4.300, e exercerão funções de maior nível de complexidade e responsabilidade ou chefia de setores, equipes e grupos, em suas respectivas áreas técnicas.